Como captar clientes na internet

Uma pergunta frequente em times de marketing e vendas de empresas de todos os ramos, tamanhos e setores.

Afinal esse é o objetivo das empresas. Atrair mais clientes e gerar mais e melhores negócios.

Fazer isso, nem sempre é fácil e os resultados das estratégias de vendas muitas vezes podem ser frustrantes. Porém, com algumas dicas você pode criar um plano de ação realmente eficaz e com um bom retorno.

1 – Defina sua persona

Ainda é comum vermos empresas que dizem vender para todo mundo. Mesmo que seja verdade, é fundamental ter em mente os clientes ideais da sua empresa.

Quais as necessidades, porque precisam do seu serviço/produto. Qual a rotina, como trabalham e o que fazem?

Estamos falando de um perfil completo, que ajudará sua equipe de marketing e vendas a construir companhas eficientes para captar o desejo dessas pessoas.

A definição da persona é o primeiro passo de um plano de ação para captação de clientes.

– Os argumentos que vão ser usados para convencer um prospect;

– Os canais de comunicação que serão usados para se relacionar com leads, clientes e prospects;

– O tipo de linguagem adequado;

– A proposta de valor ideal da solução e mais.

2 – Crie ações de marketing para cada etapa do funil de vendas

A jornada do consumidor é uma representação do caminho percorrido pelo cliente, desde a descobrir a necessidade até a decisão pela solução.

Para cada etapa nesse caminho existe uma etapa relacionada dentro do funil de marketing. Que é uma representação das etapas que uma empresa deve seguir.

Temos clientes em diferentes etapas da jornada de compra, entrando em diferentes etapas do funil de vendas, mas de maneira geral, ambos facilitam a criação de estratégias de marketing.

No topo do funil de vendas, como exemplo, estamos nos referindo a clientes que estão descobrindo sua necessidade e quais as soluções para elas.

Para isso, as ações de atração como SEO, redes sociais e anúncios segmentados, podem ser uma boa estratégia.

3  – Use as mídias sociais para pesquisar prospects

Uma forma de captar clientes é usado a tecnologia a seu favor. Pesquise seus possíveis clientes no Google e nas redes sociais.

Essa prática é quando falamos de empresas B2B.

Use os filtros de pesquisa para encontrar empresas que possa ser clientes da sua. Insira informações desde a montagem das personas de consumidores.

Uma excelente plataforma para contribuir para uma estratégia de captar clientes é o LinkedIn.

4 – Estabeleça uma conversa personalizada

Além de usar frases de impacto para conquistar clientes, criar uma conversa personalizada com cada contato deve fazer parte da sua estratégia de vendas.

Isso é válido para ações com empresas B2B e B2C. Por exemplo, um e-commerce pode segmentar a base de contatos de e-mail de acordo com uma série de características do lead para oferecer o conteúdo que se aproxime dos interesses de cada um.

Mostre que você sabe o que está dizendo, apresente dados relativos a sua capacidade de resolver o problema dele.

5 – Monte uma boa proposta comercial

Sem dúvida a hora de mostrar sua proposta comercial é uma hora de bastante atenção.

Esse é o documento formal que apresenta sua proposta ao cliente e por isso saber deixá-la irresistível é importante.

Essa proposta em muitos casos pode acabar precisando ser levada para outras pessoas que não são apenas as que você conversou. Por isso é fundamental montá-la com bastante atenção.

6  – Use dados e métricas para otimizar o processo de vendas

O processo de vendas não é estático. Acompanhar suas métricas das etapas comerciais vai permitir que sua empresa se mantenha em melhoria , otimizando todas as etapas para melhores resultados.

As métricas de vendas são mais que um olhar para o que deu certo, mas também são um olhar para futuras ações, permitindo assim podendo melhorar os resultados futuros.

7 – Automatize processos de venda

As etapas do processo comercial são muitas, a necessidade de personalização, segmentação, acompanhamento, múltiplas tentativas de contato, podem fazer você deixar leads e prospects esfriando no pipeline de vendas se não houver ferramenta de automação de vendas.

Por isso, quando se perguntar como captar clientes, além de investir em mais ações de atração de leads e prospect, é essencial que leve em consideração ações que permitam que você aproveite melhor os contatos que estão em sua base.

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