O nicho de clientes é uma parcela de um mercado maior, com suas necessidades e preferencias particulares. Uma parcela que é pouco ou nada atendida.
Após identificar esses grupos com necessidades específicas não atendidas, é possível criar um serviço, produto ou conteúdo que os atenda diretamente, gerando uma excelente oportunidade de negócio.
Como definir o nicho de clientes?
- > Escolha o mercado e o segmento em que quer atuar
Exemplo: Mercado, Segmento, Nicho. Você deve ir especificando cada vez mais sua área de atuação. Para chegar nesse ponto, faça pesquisas sobre essas áreas de atuação.
- > Identifique suas aptidões
Trabalhe com assuntos sobre os quais você entenda mais que o resto das pessoas. Além disso, você terá muito mais autoridade para tomar decisões e para identificar do que seu público precisa.
- > Encontre um problema a ser solucionado
É preciso identificar uma necessidade de um público específico para qual poucas ou nenhuma empresa olhou ainda. Então partindo disso, você poderá pensar na solução que poderia apresentar por meio de um produto/serviço.
- > Avalie se sua ideia é economicamente viável
Você deve observar duas coisas: demanda e concorrência. Dessa forma, você deve encontrar um nicho que ainda haja uma quantidade considerável de pessoas que comprariam seus produtos ou serviços
- > Faça uma análise da concorrência
Depois de avaliar todos os pontos anteriores, olhe para quem já está no mercado e faça uma análise da concorrência. Olhe sempre para as empresas que disputam o mesmo púbico que você quer atingir, com opções semelhantes.