A segmentação, ou seja, a determinação de quem é o seu público, permite que um negócio explore o seu nicho com maior eficiência. Com isso, podemos identificar quais são as reais necessidades dos seus consumidores e, a partir disso, oferecer um atendimento e produto adequados aumentando as possibilidades de fechar vendas.
Um empreendimento que não segmenta o seu público e atira para todos os lados na hora de se comunicar, está sujeito a cometer mais erros e não ter os resultados esperados.
1 – Faça pesquisas para entender o comportamento do seu público
Conhecer e entender os detalhes do mercado em que seu negócio atua é muito importante. Aposte nas pesquisas de mercado para levantar o máximo de informações sobre o público-alvo, como idade, gênero, classe econômica e social etc.
Conhecer os fatores comportamentais são imprescindíveis para a segmentação do seu público. Levando isso em consideração, inclua na sua pesquisa questionamentos sobre o estilo de vida, preferencias e atitudes dos consumidores em relação aos produtos.
Dessa forma, você pode mapear diversos grupos de clientes, uma vez que dentro do seu nicho existem pessoas com necessidades diferentes de compra.
- 2 – Defina o público-alvo
O único jeito de alcançar o público que deseja é saber exatamente quem é ele. Só tendo a visão clara de seus objetivos, preferencias, comportamentos é possível determinar qual o conteúdo ele consome.
- 3 – Use o canal certo
É importante saber onde falar para que o público te ouça. Públicos diferentes costumam utilizar canais de comunicação diferentes para se informar. Por isso, é fundamental que você saiba onde, como e quando o seu público-alvo consome o conteúdo.
- 4 – Foque em soluções
Sua empresa, produto ou serviço existem para suprir necessidades do seu cliente. O conteúdo que você deve produzir não é diferente. Responda a uma pergunta, resolva um problema, forneça soluções melhores que a concorrência.
- 5 – Tenha um planejamento
Qualquer ação dentro do marketing digital deve ser tomada com base em um planejamento. Uma boa estratégia de um plano estruturado, que contenha cada passo a ser dado com definições concretas.