Para começar, uma boa estratégia nessa área ajudará a otimizar seus investimentos que promovem seu negócio. Ou seja, seu objetivo é fazer mais investimentos e ir melhorando os resultados na sua divulgação.
Não existe fórmula mágica. Mas se a empresa concentra seus esforços de comunicação em um público mais qualificado, se tem mais chances dele se relacionar com sua marca.
O que dá certo no marketing local?
Investir na segmentação
O primeiro passo para adotar o marketing local é definir o público-alvo para a estratégia.
A falta de experiência na área pode levar empresários a acreditar que o melhor é ter contato com um maior número de pessoas. Porém isso é um erro.
A empresa acaba desperdiçando recursos, já que podem atingir muitas pessoas que o produto não é de seu interesse
Para não errar o alvo, é preciso reunir o máximo de informações sobre o perfil do público. É preciso definir localização geográfica e seus hábitos de costume. Dados que nos ajudem a compreender melhor o comportamento do público.
- Priorizar os clientes importantes
Uma forma de definir suas prioridades é pensar qual o tipo de pessoa você chamaria para a apresentação do seu produto? Você deve pensar em uma lista seria mais seletiva.
Se o objetivo é marketing local, a questão de localização geográfica será priorizada na hora da seleção. É importante considerar os demais critérios, como interesse da pessoa.
Esses critérios irão depender do produto e da estratégia do seu negócio, o objetivo é ter uma ação mais direcionada e focada num segmento específico
- Use Ferramentas do Marketing Digital
A ferramenta web analytics ajuda a compreender os hábitos de navegação do público nos sites e nas redes sociais.
Por meio de perfis criados nas redes sociais, você consegue se aproximar dos clientes, se conectar e fazer perguntas.
É importante citar o e-mail marketing. Quando bem utilizado, serve para a oferta de mensagens específicas e como um canal de relacionamento com o público.
- Análise ferramentas de geomarketing.
O sucesso do marketing local depende bastante da inteligência por trás do processo.
Não basta acessar os dados relacionados à localização geográfica do cliente. É importante analisar essas informações para chegar numa segmentação mais refinada, e então planejar as ações.
Neste aspecto o geomarketing ajuda as empresas a melhorar a interação com seu público no melhor momento. Usando informações sobre sua localização.
- Explore as oportunidades plataformas digitais
Uma estratégia de marketing local pode ser feita por meio de canais convencionais.
A partir da distribuição de flyers da região, veiculação de anúncios ou apoio aos eventos proximidade do seu negócio.
Entretanto, não faz sentido deixar de aproveitar possibilidades existentes nas plataformas digitais. No Google, por exemplo, pequenos negócios têm diversas formas de trabalhar a questão da segmentação.
Também é possível adotar esse tipo de estratégia nas redes sociais. O Facebook, tem oferecido boas opções para quem precisa de uma comunicação mais segmentada.
- Aproveitar a audiência dos buscadores locais
Até pela relevância dos serviços de busca, hoje é impossível ter uma estratégia de divulgação que não envolva o Google.
Invista em buscadores locais, assim sua marca tem mais chances de subir na busca orgânica.
No geral tem uma boa audiência, uma vez que reúnem informações de diversas empresas, e funcionam para o marketing local. Porque atraem pessoas que buscam produtos ou serviços específicos.
Outra vantagem que se tem é quem anuncia nos guias locais tem direito a uma própria página. Para fazer uma apresentação do negócio e os anúncios serão exibidos apenas para quem digitou as palavras-chave.