Os negócios digitais são uma forte tendência atualmente, especialmente para microempresas que deixam desejam exceder as fronteiras de consumidores locais e atender um público maior.
Para se destacar a um público geral, que é constantemente bombardeado com o marketing agressivo de inúmeras empresas, todo negócio no contexto digital deve elaborar estratégias detalhadas e de impacto.
Delimite sua persona
Antes de elaborar qualquer estratégia para uma empresa digital, é necessário definir qual é a persona do negócio. Ou seja, o perfil ideal de cliente que o negócio pretende atingir.
Delimitar a persona é fundamental para que a empresa saiba, para quem exatamente direcionar todas suas ações, como a criação de imagens, vídeos, artigos, podcasts etc.
- Trace um objetivo
- Mesmo que o objetivo geral de qualquer empresa digital seja atrair maior visibilidade para o seu negócio, é necessário estabelecer objetivos específicos e detalhados, pensando em quais resultados pretendem alcançar, quais metas são desejadas pela empresa, quais as datas e prazos etc.
O empreendedor pode fazer uma análise dos resultados conquistados nos últimos meses e projetas novas perspectivas baseadas em dados e informações. O ideal é contar com ferramentas especializadas em gestão.
- Tenha um site da marca
- Produzir conteúdo em diferentes plataformas digitais é uma forma de tornar o negócio uma fonte especializada em determinado nicho. Por isso, ter um site com bons conteúdos sobre o produto e serviços oferecidos pela empresa. É uma forma de conferir a credibilidade ao negócio e com isso, atrair clientes que realmente estejam interessados em consumir.
Para que isso seja funcional, a empresa deve publicar conteúdos que realmente agreguem valor a sua persona, sem que pareça uma venda. Em outros termos, o cliente não quer saber o que você vende, mas qual é sua visão de especialista sobre determinado assunto.
- Tenha um bom gerenciamento das redes sociais
- Ter uma presença forte nas mídias sociais é tão importante quanto ter um blog com conteúdos relevantes. É fundamental para atrais novos consumidores partindo da persona que foi definida.
A empresa já pode direcionar sua comunicação para um determinado público, de acordo com as redes sociais que mais se adequam aquele perfil. E para isso a marca deve estar presente, pelo menos, na rede social mais utilizada pelo seu público-alvo.
Além disso, deve-se estabelecer estratégias para interagir, engajar e conquistar o público. As estratégias devem seguir a lógica de conferir sobre determinado assunto, para que os conteúdos sejam, de fato, relevantes.
- Saber quais são e investir nos diferenciais
- Assim como os negócios offline, os negócios online só crescem se conseguirem mostrais os seus diferenciais para o público. Por tanto, primeiramente identificar quais os pontos de destaque do negócio diante dos concorrentes, e entender o que o mercado quer de novidade.
Tendo essas duas informações, o negócio precisa comunicar a sua audiência digital quais são seus pontos fortes e, simultaneamente, investir em inovações que o mercado consumidor deseja. Esse último aspecto pode ser detectado, ainda, a partir da criação de soluções para problemas apontados pelos clientes.
- Integre a plataforma de chat
- Clientes querem respostas imediatas, e essa dica irá te ajudar a conseguir atender essa necessidade. Integre plataformas de chat no seu site para que o cliente possa fazer perguntas, dar feedback ou até mesmo fazer um pedido.
Sua empresa deve fazer o máximo para atender a essas necessidades, Ter diversas redes sociais são de boa ajuda. Além de manter seu número de telefone ou WhatsApp.
- Invista em SEO
- Um bom começo é entender a importância do SEO. Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização de sites para conquistar um bom posicionamento em plataformas, como o Google. Ou seja, ele ajudará o seu site a aparecer nas primeiras colocações de pesquisas.
Uma boa estratégia de SEO é baseada em conhecer seu público ou definir a persona, para escolher as melhores palavras-chave.
Outro elemento importante é a otimização on page, ou seja, a estruturação das páginas do site a partir de alguns critérios de otimização. A partir da escolha das palavras-chave, você deve inseri-las de forma natural em locais estratégicos do site.
Exemplos: títulos, URL, cabeçalhos etc.