Funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda. É uma representação do cominho que o cliente faz até fechar a compra.
Dito isso vamos as etapas de um funil de vendas:
- Topo do Funil – O aprendizado e a descoberta
O topo é conhecido como a etapa de consciência, pois a pessoa era indiferente a sua própria necessidade ou problema.
Simplificando, ela não buscava nem um produto ou serviço, porque desconhecia que existia essa demanda, então vai estudar sobre ele.
Forneça materiais que ajudem seu visitante as diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo. Assim quando tiver quaisquer dúvidas sobre o assunto ele irá lhe procurar.
Nesta etapa geralmente estamos lidando com visitantes, que chegaram até seu site de alguma forma, mas sobre as quais você ainda não tem informação.
- Meio do Funil – Reconhecimento do problema e a consideração de solução.
Este marco define a passagem da primeira etapa para a segunda é reconhecimento do problema.
O visitante já leu sobre o assunto e admitiu que tem uma demanda. Agora, ele buscará por maneiras de corrigir e seu papel é apresentar técnicas e dicas que possam ajudar.
Nessa etapa geralmente lidamos com os LEADS, pessoas que já interagiram com seu conteúdo e forneceram informações básicas de contato em troca do acesso a algum conteúdo.
Como o lead não sabe como resolver seu problema, ele considera várias soluções, inclusive a compra de um serviço.
- Fundo do Funil – A decisão de compra
Por fim, o fundo do funil estamos lidando com MQLs (Marketing Qualified Leads) – leads que passaram todo o processo de educação e que o Marketing classificou como prontas para receberem o contato de um vendedor.
Um MQL sabe que tem um problema que não conseguirá resolver sozinho, e que precisa contratar um serviço.
Se o processo foi corretamente seguido até aqui, já é conhecido por ela como referência de mercado e alguém que ela pode confiar para negociar.
E então, este é o momento de mostrar que você é o parceiro ideal para ele.
Lembrando que algumas empresas incluem ainda uma quarta etapa: o pós-venda. Essa etapa é focada em fidelizar o novo cliente e transformá-lo em um promotor da sua marca.